Buscar
  • DC Guru

Por que pagar Imposto de Renda?

Provavelmente essa é uma pergunta que surge na sua cabeça sempre que você descobre que tem que pagar imposto depois que faz a sua declaração de imposto de renda.


A Constituição Federal, que é a principal lei de nosso país, diz que o pagamento de impostos é um dever do cidadão. Lá também está escrito que é dever do Estado informar para onde vai o dinheiro arrecadado.


O erro mais comum que cometemos é pensar que o valor que pagamos por um determinado imposto está vinculado ao destino que é dado a ele. Por exemplo: “eu pago IPVA direito, é muito caro, e as estradas e as ruas da minha cidade estão cheias de buraco!”.


Parece muito óbvio esse raciocínio, mas receita de imposto não está vinculada a uma despesa específica. Todo o valor arrecadado entra num fundo e o destino do dinheiro é definido na lei de orçamento. É nessa lei que o governo decide quanto do dinheiro arrecadado com todos os impostos vai cada lugar.


Na realidade, esse dinheiro dos impostos é uma das principais fontes de receita do Governo. Na página da Receita Federal eles explicam que parte dos recursos obtidos com os impostos vai para saúde, educação, para programas de geração de empregos e inclusão social. Outra parte é destinada à infraestrutura; construção e recuperação de estradas; construção de portos, aeroportos; incentivos para a produção agrícola e industrial; segurança pública; estímulo à pesquisa científica; cultura e esporte e defesa do meio ambiente.


Ainda tem uma parte desse dinheiro arrecadado que vai para outros entes. Por exemplo, o dinheiro que a União Federal arrecada com o imposto de renda é dividido entre o Governo Federal, Estadual e Municipal. Tem uma regra na Constituição Federal que disciplina essa divisão. Claro que a maior parte vai para o Governo Federal, mas os Estados e Municípios ficam com uma parte proporcional ao imposto arrecadado pelas pessoas que moram em seu território.


O importante disso tudo é a gente saber que além de ser uma obrigação nossa pagar o imposto de renda, é um dever do Governo dizer pra gente onde esse dinheiro é aplicado. Que não é pouco! São bilhões de reais só com o imposto de renda da pessoa física!

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O que é IRPF

IRPF são as iniciais para Imposto de Renda de Pessoa Física. Este é um imposto federal que todo cidadão brasileiro que tiver ganhado dinheiro acima de um valor mínimo determinado pelo governo precisa